História

 

No ano de 1973, foi criado o Congresso Médico Universitário de Taubaté – COMUT. A criação deste evento foi uma iniciativa para promover a congregação científica, cultural e social de profissionais e acadêmicos de medicina e de outras áreas da saúde. Como foi o primeiro congresso do gênero em todo Brasil, muitas outras Faculdades seguiram nosso exemplo, tornando este tipo de congresso uma prática em diversas Universidades do país.

 

A programação do COMUT é composta por cursos, palestras, mesas redondas, além da apresentação de trabalhos científicos. Um dia da semana é reservado para apresentação dos trabalhos científicos, estimulando esse tipo de produção dentro da Universidade, sob avaliação de uma Banca Examinadora composta por médicos de outras universidades entre nossos professores. Concorrem aos prêmios distribuídos às apresentações orais e em painéis realizados por acadêmicos, em temas relacionados a área médica: básica, clínica, cirúrgica, relato de casos, revisão de literatura, revisão de anatomia, medicina preventiva e trabalhos de conclusão de curso.

 

 São muito importantes também, os momentos de conversa descontraída entre congressistas e professores como fonte de ampliação do leque de contatos. O Congresso é realizado pelos alunos do curso de Medicina, liderados desde 2010 pelo DCBM, cuja missão é contribuir para consolidar o conhecimento médico-científico no âmbito da Graduação e proporcionar a complementação da formação médica dos alunos da Faculdade de Medicina e das demais escolas de medicina do país, já que o Congresso é aberto a estudantes de outras instituições.

 

O público do evento é composto por médicos e acadêmicos de faculdades de medicina de todo o Brasil, além de outras áreas como odontologia, psicologia, enfermagem, nutrição, fisioterapia e ciências biológicas entre outros.

 

 Em 2012 o Congresso ocorrerá entre os dias 16 e 19 de outubro, no Anfiteatro da Engenharia Civil da UNITAU, Taubaté-SP. O tema para o nosso XL COMUT este ano será “Transplantes: dificuldades, avanços e superação”.  Acreditamos ser um tema que merece uma atenção especial. Por ser pouco discutido em classe, será uma maneira de complementar o nosso aprendizado, além de proporcionar a oportunidade de conhecer esse universo de pacientes que necessitam de transplante de órgãos. As palestras abordarão todo o processo do transplante, desde a fila de espera, o apoio psicológico dado ao paciente, até a cirurgia em si e os cuidados pós operatórios. Teremos também palestras sobre a situação atual dos transplantes de órgãos no Brasil e os avanços nessa área médica.

 

Desejamos ampliar nossos horizontes e enriquecer o nome de nosso COMUT a cada ano.


        Faça também parte dessa história!


Contato

DCBM

(Dpto de Medicina)
Av Tiradentes, 500
Bom Conselho
Taubaté-SP
CEP 12030-180